18- Livro: A arte de viver escrevendo

Livro: A arte de viver escrevendo.
Autor: Silvério da Costa Oliveira.
Você pode comprar impresso em papel no formato A5 (14,8 x 21,0 cm) o livro em sua primeira edição no site do “Clube de autores” ou diretamente no link do livro:

www.clubedeautores.com.br/book/177055–A_arte_de_viver_escrevendo

Abaixo, informações sobre o conteúdo do livro:

Sumário do livro

Prefácio
Sobre o livro
Introdução

Capítulo 1

1- O sonho de ser escritor
2- Sobre o que escrever
3- Ser escritor é uma profissão desvalorizada?
4- Escritores são camundongos?
5- O sucesso literário
6- Imortalidade
7- Escritor não! Historiador e pesquisador
8- O caminho para a fama e a fortuna
9- O que o leitor lê
10- Imagens do autor
11- Um quase escritor, um excelente personagem
12- Lapidando a pedra
13- Como escrever e apresentar 1: Trabalhos acadêmicos
14- Como escrever e apresentar 2: Livro
15- Escrevendo um livro
16- Nós, escritores!
17- Seu livro é publicável? Check list verde e vermelho
18- Como encaminhar seu original para a editora
19- Como começar a escrever
20- Escritores são intelectuais?
21- Correspondência com os leitores
22- O problema
23- Etapas importantes em uma pesquisa – Hipóteses
24- Exemplos de tema/assunto, problema e hipótese
25- Métodos de pesquisa em psicologia 1: Observação naturalista ou observação de campo ou observação direta (três nomes para um mesmo método)
26- Métodos de pesquisa em psicologia 2: Testes
27- Métodos de pesquisa em psicologia 3: Método experimental e variáveis em pesquisa científica
28- Métodos de pesquisa em psicologia 4: Método clínico ou estudo de casos ou histórico ou case-history ou histórico de caso (cinco nomes para um mesmo método)
29- O uso dos métodos de pesquisa em minha Tese de Doutorado
30- A trajetória de uma pesquisa científica
31- A trajetória de uma pesquisa científica: O projeto de pesquisa científica
32- Teorias: Paradigmas na ciência
33- Objetivos de uma pesquisa científica
34- Princípios que norteiam a pesquisa
35- Projeto de pesquisa
36- Fazendo uma pesquisa científica
37- Uma nota sobre a bibliografia
38- Resumo e comentário crítico
39- Comentários sobre a apresentação de um projeto de pesquisa

Anexos

Resumo do livro A arte de viver escrevendo

Este livro traz uma coletânea de textos voltados para a arte de escrever e também aborda a produção da pesquisa que antecede a escrita. O autor entende ser importante discutir as motivações, interesses, fantasias e sonhos que habitam o mundo de quem escreve e de quem convive com escritores. Deste modo, segundo o autor, torna-se importante discutir como o escritor é visto e percebido pela sociedade na qual vive.
Aos candidatos a escritor e também a aqueles que convivem com escritores, este livro traz uma abordagem única e interessante para a compreensão desta sina que é o ato de escrever profissionalmente. Um livro não é somente um punhado de folhas de papel escritas ou em suas versões eletrônicas um punhado de luzes arrumadas em determinada forma por um programa de computador que permite a leitura como se um livro em papel fosse. Um livro é muito mais que tudo isto. Um livro é parte da alma sonhadora do escritor, é sua própria vida ou pelo menos parte dela. Em um livro não temos somente uma história ou o desenrolar de uma pesquisa, temos também o prazer e a dor, o sofrimento e o tesão da pessoa que produziu aquela obra. Ler um livro também é devassar a vida íntima de alguém, mesmo que não o percebamos.

Esta obra aborda de modo claro à atividade de escritor e pesquisador, dialogando com situações presentes na produção literária, tais como as motivações, fantasias, interesses e sonhos daqueles que desejam um dia virem a ser escritores e também dos que convivem com escritores profissionais e traz para a luz do conhecimento o modo como a sociedade tende a perceber o escritor e sua atividade profissional. Nas páginas que se seguem iremos analisar um pouco a alma sonhadora deste que se propõe a expressar suas idéias por meio da nobre arte de escrever e deste modo perceberemos que a vida do autor se expressa em sua atividade de escrever, onde nas páginas que produz temos um misto de prazer e dor, sofrimento e tesão, luz e sombras, mistério e muito mais. Com certeza, a leitura deste fascinante livro irá aclarar o modo como percebemos a arte de escrever e as pessoas que a ela se dedicam com afinco, aos escritores que constroem nossos mundos por meio de suas páginas mescladas com tinta.

Aos atuais escritores e candidatos a escritores dedico estas reflexões sobre a nobre arte. Ser escritor é uma arte, mas também uma profissão, um sonho para muitos e realização para bem poucos, pode ser visto como um projeto de vida e também se encaixa no que nós temos de mais próximo da imortalidade humana. Penso que o escritor acaba por vezes sendo também um historiador e um pesquisador, para poder dar vida e credibilidade a sua imaginação criativa. Penso que a atividade de escritor mexe muito com o imaginário das pessoas em geral, pois, a nossa sociedade criou uma aura mágica em torno desta atividade laboral.
Silvério da Costa Oliveira.

Anúncios