6- Livro: Kant e Piaget: Inter-relação entre duas teorias do conhecimento

Livro: Kant e Piaget: Inter-relação entre duas teorias do conhecimento.
Autor: Silvério da Costa Oliveira.
Você pode comprar impresso em papel  no formato A5 (14,8 x 21,0 cm) o livro em sua quarta edição no site do “Clube de autores” ou diretamente no link do livro:

https://www.clubedeautores.com.br/book/147190–Kant_e_Piaget

Abaixo, informações sobre o conteúdo do livro:

Sumário do livro

PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
Capítulo 1
O  MÉTODO
Capítulo 2
O TEMPO  E  O ESPAÇO
Capítulo 3
AÇÃO  E  ESPECULAÇÃO
Capítulo 4
A CAUSALIDADE E NECESSIDADE
Capítulo 5
A LÓGICA
Capítulo 6
A  RELAÇÃO
Capítulo 7
O SUJEITO EPISTÊMICO E
O SUJEITO TRANSCENDENTAL
Capítulo 8
A CIÊNCIA E A FILOSOFIA
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA

Resumo do livro Kant e Piaget: Inter-relação entre duas teorias do conhecimento

Originariamente tese de mestrado em psicologia UFRJ, sob a orientação do prof. Franco Lo Presti  Seminerio e defendida em dezembro de 1992, a presente versão sofreu algumas modificações e adaptações visando sua publicação. A presente obra versa sobre a possível inter-relação entre a teoria do conhecimento de Kant e Piaget. Procurou-se mostrar os pontos de comum acordo, bem como os pontos de divergência existentes na comparação de teorias epistemológicas de ambos os autores.
O atual estudo é pautado em análise crítica de citações de ambos autores e se mantém limitado exclusivamente ao aspecto epistemológico de suas teorias. Visando diminuir o número de páginas e favorecer uma leitura contínua do texto, as citações, via de regra, não estão incluídas no texto, estando em seu lugar a referência da obra, autor e páginas de onde se origina o comentário.
A obra é dividida em oito pequenos capítulos e nela analisa-se paulatinamente pontos importantes de ambos os autores, como por exemplo: o método, a origem das noções de tempo e espaço, a ação e a especulação, a causalidade e necessidade, a lógica, a noção de relação, os conceitos de Sujeito Epistêmico e Sujeito Transcendental e a postura dos dois autores diante da Ciência e da Filosofia. A obra se apresenta em linguagem agradável e acessível a um público não técnico ou especialista no assunto, sendo indicada para estudantes de cursos de graduação e pós graduação em Filosofia e em Psicologia, bem como outras ciências humanas e sociais, ou ao público leigo em geral, mas que queira ampliar seus conhecimentos sobre Kant e Piaget, dois autores muito importantes no contexto da atualidade.

A existência de um fio condutor do Criticismo Kantiano à Epistemologia Genética de J. Piaget representou, ao longo de nossa atividade docente e de nossas publicações, um questionamento intrigante e escassamente aprofundado.
Foi necessário encontrarmos, entre nossos alunos, um pensador com o preparo e a competência de Silvério da Costa Oliveira, para que o desafio de levar adiante essa proposta e submetê-la a uma aprofundada e acurada verificação pudesse ser levada a cabo.
O autor deste livro revelou uma capacidade muito acima do comum para analisar os textos mais significativos de Kant e de Piaget, no intuito de buscar os conceitos e as afirmações mais apropriadas nessa trajetória, o que lhe permitiu realçar com muita clareza os pontos de aproximação e de divergência entre os dois.
A comprovação das afinidades teóricas é acompanhada da avaliação das diferenças, num autêntico tratamento de depuração popperiana.
Professor Dr. Franco Lo Presti Seminerio”

Em linguagem agradável e acessível a um público não técnico ou especialista no assunto, este livro é indicado para estudantes de cursos de graduação e pós graduação em Filosofia e em Psicologia, bem como outras ciências humanas e sociais, ou ao público leigo em geral, mas que queira ampliar seus conhecimentos sobre Kant e Piaget, dois autores muito importantes no contexto da atualidade.

Anúncios